PUCHERO
(Pronuncia-se Putieiro)
Você gosta de comida única, aquelas paneladas, então, vai gostar do Puchero. Apesar de ser uma comida única, se você quiser pode acompanhar com um arroz branco e uma farofa simples.
O Puchero é uma comida de origem espanhola, de ingredientes regionais de acordo com a época do ano, mas não pode faltar o grão de bico que é tradicional, já as carnes e os legumes variam de acordo com a região e época do ano. Um exemplo, tem regiões que só usa um tipo de carne, outros vários tipos de carne juntas que é o mais tradicional, tipo a nossa famosa feijoada.
As variações de carnes são tão grandes que eles passam da carne de boi, porco, frango, embutidos e peixe, chegando a misturar todas em um panelada só.
O Puchero também é chamado de Cocido de Madrileño, o que significa cozido no nosso idioma, já que leva vários legumes e também era feito em panelas de barro ou de ferro em fogo a lenha no passado. Hoje em dia, deixou de ser uma comida de classe baixa e passou a alta classe social com os adventos gastronômicos nos restaurantes de luxo depois que foi tombado como comida típica.
Vamos ver as fotos. Ummmm! Pena que não dá para sentir o gosto nem o cheiro. Mas se delicie com as fotos...
Agora que saboreamos com os olhos, Vamos a receita.
Ingredientes:
½ kg de grão de bico;
200 g de carne seca cortada a gosto;
200 g de lombo cortado a gosto;
200 g de carne de boi fresca (Pá, peito, acém ou músculo) cortada a gosto;
200 g de bucho cortado a gosto;
200 g de linguiça calabresa grossa cortada em fatias;
200 g de linguiça calabresa fina cortada a gosto;
100 g de bacon cortado em pedaços pequeno;
2 cebolas;
3 tomates sem pele e sem caroço;
6 dentes de alho;
½ kg de batata em pedaços a gosto;
½ kg de cenoura em fatias;
½ kg de abobora;
2 espigas de milho verde cortada de rodelas;
100 g de milho verde;
100 g de azeitonas;
1 molho se salsa;
1 molho de cebolinha;
2 colheres de sopa de colorau;
200 g de molho de tomate;
2 pimentas dedo de moça sem sementes;
Pimenta do reino a gosto;
½ xícara de café de aguardente;
Sal a gosto;
Preparo:
1 – Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. Escorra a água, lave e leve para cozinhar na pressão por 30 minutos aproximadamente, junto com as carnes (carne seca dessalgada, lombo dessalgado, carne de boi, 100 g de cada linguiça). Quando estiver pronto reserve.
2 – Corte o bucho em pedaços pequenos e leve ao fogo numa panela com água e aguardente para aferventar por 10 minutos, para tirar seu odor característico;
3 – Em uma panela de pressão, refogue a metade da quantidade de alho, cebola, colorau, pimenta do reino se quiser e sal com um pouco de óleo. Acrescente o bucho já aferventado e escorrido anteriormente, coloque água suficiente para cozinhar, aproximadamente 20 a 30 minutos após começar a apitar. Após cozimento, despeje tudo no grão de bico já cozido anteriormente e reserve;
4 – Refogue em outra panela o bacon cortado pequeno com alho, cebola, quando estiver pronto acrescente as linguiças cortadas em rodelas para dar uma pequena refogada. Acrescente o molho de tomate, o tomate e deixe ferver até engrossar o molho. Despejei este molho no grão de bico;
5 – Acrescente ao grão de bico as batatas, cenouras, rodelas de espigas de milho, a abobora, tudo cortado a gosto e já cozido a parte, acrescente água quente o suficiente. Deixe cozinhar uns minutos para incorporar os sabores e acerte o sal. Está pronto.
5 – Dica: se quiser um caldo mais grosso, bata no liquidificador duas concha de grão de bico e junte tudo.
Pronto, é só saborear!!!
Maria da Penha M. C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário